Curtas de animação indicados ao Oscar 2009 – Avaliação


A exemplo do que eu fiz na edição anterior do Oscar, este ano também me interessei por buscar os curtas de animação que foram selecionados pela Academia como os melhores do ano. Infelizmente não consegui assistir a todos – mas mesmo os que eu não consegui assistir na íntegra, deu para ter uma idéia da qualidade deles através de uns “clipes” encontrados no Youtube, por exemplo. A seguir, você fica sabendo a minha impressão sobre cada um deles e, claro, meus favoritos para o prêmio este ano:

maisonenpetit1La Maison en Petit Cubes: curta dirigido pelo japonês Kunio Kato que conta  a história de um avô que vive em uma casa em permanente construção. Pelo que se pode ver no clipe encontrado no Youtube, o trabalho de Kato parece ser bem interessante. O estilo dos traços e do colorido do filme me lembra aqueles desenhos antigos, bem antigos… A história também é curiosa. Afinal, ao mesmo tempo que mostra uma casa sendo construída aos poucos, para evitar a inundação da água que sobe constantemente, ela trata de algo imutável: o passado do vozinho e as memórias que preserva com carinho da família. O curta, de 12 minutos, ganhou uma série de prêmios pelos festivais pelos quais já passou. Entre eles, ele levou o Grande Prêmio Cinanima 2008 (Festival Internacional de Cinema de Animação); Melhor Roteiro no Anima Mundi do ano passado; Melhor Animação no Concorto 2008, entre outros. O site oficial da produção, todo em japonês, pode ser consultado neste link. Por sua qualidade técnica e pelo roteiro, que realmente parecem interessantes – e a direção sensível de Kato – acredito que ele deve ser um dos favoritos ao Oscar.

Lavatory – Lovestory: simplesmente encantadlavatory1or. Este curta está inteiro disponível neste link do Youtube. Lavatory – Lovestory (ou originalmente Ubornaya istoriya – Iyubovnaya istoriya) conta a história de um romance inusitado que acaba surgindo no banheiro masculino do que parece ser uma estação de trem ou um aeroporto – só percebemos que é um lugar de grande fluxo de gente, muitos em circulação e/ou viajando. Talvez um dos lugares mais estranhos onde eu já vi alguém se declarar para outro alguém… ;) Artisticamente é um curta simples, com traços no velho estilo riscos pretos sobre fundo branco, até que surge o colorido das flores deixadas para a mulher que cuida do banheiro. Ela, aliás, passa os dias na mesma rotina: lendo jornais cheios de histórias de amor e/ou com casais e esperando a hora de dar uma pausa para lanchar, guardando em uma gaveta as moedas deixadas pelos homens que entram no banheiro público. Neste momento de pausa, ela olha para todos aqueles homens que passam por ali e que nem olham para ela. Mas um dia, depois de limpar o banheiro, como sempre, ela é surpreendida por uma declaração em forma de flores deixadas no vidrinho onde normalmente só são colocadas moedas. Uma história criativa e muito bem contada, dirigida pelo russo Konstantin Bronzit. Simpática, sem diálogos e com um trilha sonora fundamental. Gostei muito, especialmente porque mostra como se pode contar uma bela história sem muitos artifícios. Perde na qualidade artística dos desenhos, da animação propriamente dita, mas ganha na originalidade. Tem 10 minutos de duração. Talvez ele seria meu voto – espero que ele esteja entre os três favoritos.

oktapodi1Octapodi: uma aventura das grandes vivida por um casal de polvos. Sem díalogos, o curta (Oktapodi, no original) com três minutos de duração acaba reproduzindo de maneira divertida idéias de filmes de perseguição. Mas no lugar de um espião ou de uma corrida polícia-contra-ladrões, Octapodi mostra o resgate de um dos polvos pelo outro, depois que seu “amor” é levado do feliz aquário em que eles viviam por um obstinado motorista – que, provavelmente, levará seu companheiro para um restaurante chique da cidade. Dirigido pela equipe dos franceses Emud Mokhberi e Thierry Marchand, se resume a uma sequência de resgate – acho quase inevitável não lembrar de Procurando Nemo. ;) Mas, claro, é um filme divertido, bem feito, mas com qualidade atualmente considerada quase comum (digital). O curta está disponível neste link do Youtube. Vale uma conferida. Ainda que eu considere ele como uma produção que está correndo por fora na disputa – diria que é quase impossível que ele seja premiado.

thiswayup1This Way Up: novamente um dos curtas que não se encontra inteiro na internet. Mas este link do Youtube permite que vejamos uma parte dele. Esta produção inglesa dirigida por Adam Foulkes e Alan Smith com oito minutos de duração conta a história de dois coveiros que passam por uma experiência única quando vão enterrar uma velha senhora. Pelo que se vê do “trailer” do curta disponível, pai e filho acabam passando por uma experiência um bocado aterradora e sobrenatural, como um “purgatório animado”. A produção inglesa ganhou pelo menos quatro prêmios até agora, incluindo o prêmio da audiência como melhor curta de animação no Festival de Curtas de Palm Springs; e o prêmio da audiência no Festival Internacional de Animação de Ottawa. O filme usa a técnica de animação em 3D. Para quem procura mais informações, neste link está o site do curta. Pessoalmente, adorei os traços dos ingleses. Acredito que seja um dos trabalhos mais cuidadosos, artisticamente falando, da disputa. Talvez esteja entre os três favoritos.

presto1Presto: certamente o curta de animação mais conhecido pelo grande público na disputa. E a razão para isso é muito simples: Presto foi exibido antes do filme Wall-E nos cinemas e foi incluído no DVD e na versão Blue-ray daquela produção. Dirigido Doug Sweetland pela Pixar Animation Studios, este curta de pouco mais de 5 minutos está disponível inteiro neste link do Youtube. A produção conta a história da relação entre um mágico e seu coelho-parceiro de espetáculo. O clima entre eles esquenta quando o mágico quer fazer um velho truque de ilusionismo com o coelho que, por sua vez, apenas pede para ser alimentado. Ao invés de receber a cenoura, ele acaba sendo torturado pelo mágico, que tem pressa de terminar o espetáculo, o que acaba acarretando uma série de pequenos desastres em forma de vingança do coelho. Divertido, bem feito – como é típico da Pixar -, é um curta bacana mas que, para mim, estaria correndo por fora da disputa. E uma curiosidade: o curta é uma homenagem da produtora aos desenhos do Pernalonga e de Tom & Jerry.

CONCLUSÃO e/ou PALPITE PARA O OSCAR: Vendo três dos curtas inteiros e dois deles apenas através de “trailers”, posso dizer que a disputa estaria entre La Maison en Petits Cubes, Lavatory – Lovestory e This Way Up, talvez com uma pequena vantagem do primeiro e do terceiro. Presto e Oktapodi estariam correndo por fora. Pessoalmente, gostei muito de Lavatory – Lovestory (nem tanto pela técnica, mas pela narrativa e pela criatividade da produção).

About these ads
  1. Caio Cézar
    4 de fevereiro de 2009 às 11:52

    “This Way up” parece ser bem interessante, uma coisa meio “The Nightmare Before Christmas”, mas também fico com “Lavotory – Lovestory”.

  2. 6 de fevereiro de 2009 às 18:51

    Oi Caio!!

    Também lembrei muito do Tim Burton ao assistir ao trailer do This Way Up. O estilo se parece muito com o que o Burton já fez.

    Ah, sou suspeita… ADOREI o Lavatory – Lovestory. ;)
    Queria que ele ganhasse, mas sei não… acho que vai ser difícil.

    Um abração!

  3. 3 de março de 2009 às 21:15

    Ameeeeeeeeeeei o lavatory….ai, que poético, nossa. E o dos polvinhos é muito fofo!!!
    Vou ver todos os outros. Amei essa sessâo!!
    BJ

  4. 5 de março de 2009 às 12:11

    Oi Van!!

    Lavatory-Lovestory é lindo, não é? Eu também adorei. Pena que o ganhador do Oscar a gente não consegue ver inteiro na net, mas enfim… deve ser lindíssimo também.

    Fico feliz que curtiste essa sessão dos curtas. Eu adoro curtas!!! Sempre que posso, comento por aqui os que foram indicados ao Oscar.

    Beijões!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.470 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: